Quanto Custa Salvar uma Vida?
Você sabe quanto dinheiro é preciso para salvar uma vida? É com esta pergunta que o filósofo e fundador presidente da IAB – Associação Internacional de Bioética, Peter Singer, inicia sua mais nova obra, a “Quanto custa salvar uma vida?”, em que defende que as ações sociais não são, apenas, responsabilidade do governo e das empresas e devem estar presentes no dia-a-dia de todos os cidadãos.
Para justificar essa ideia, o especialista cita uma série de argumentos no livro, que está sendo lançado no Brasil pela Editora Campus-Elsevier. Entre eles o fato de que existem, hoje, bilhões de pessoas no mundo que vivem, por dia, com menos do que muitos de nós pagaríamos por uma garrafa de água e que, portanto, ajudar ao próximo com o que nos parece insignificante já pode fazer uma grande diferença no mundo.
Assim, a fim de orientar os leitores, Singer oferece um plano de 7 passos para aqueles que estão dispostos a incluir atitudes de compaixão no dia-a-dia, baseados em três preceitos:
- filantropia pessoal, que sugere o quanto doar e como fazê-lo;
- ativismo local, que mostra como o leitor pode atuar dentro da sua comunidade e
- consciência política, que propõe que os cidadãos estejam atentos às ações do governo e pressionem as autoridades políticas para que foquem sua atenção nas regiões mais necessitadas.
O livro já está à venda nas principais livrarias do país e, também, no site da Editora Campus-Elsevier, que, levando em conta a ideia defendida por Singer na obra, promete doar 5% do faturamento das vendas do livro para o Instituto Criança, que defende o empreendedorismo social.
Fonte : http://planetasustentavel.abril.com.br/ – Quanto custa salvar uma vida ? por Peter Singer